Apresentado no último Salão do Automóvel, o EcoSport 1.5 Titanium 2020 foi um dos modelos mais comentados no stand da Ford. Todos olhares se voltaram para a traseira do modelo, pois agora a versão Titanium, não conta mais com o estepe pendurado na tampa do porta-malas.
Com essa modificação a Ford subiu a placa traseira do EcoSport 1.5 Titanium para a tampa do porta-malas. Essa renovação visual obrigou a Ford a utilizar pneus do tipo Run Flat.
Os pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure), se caracterizam pelas laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade. Ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, com segurança, no momento e local mais convenientes.
O novo EcoSport Titanium vem com pneus Michelin ZP que podem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero. Usando o kit de reparo que acompanha o veículo, essa distância é ampliada para 200 km, mantendo o mesmo limite de velocidade. Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda.
⇒ Honda City 2019: preço, fotos, especificações e mais
⇒ VW Jetta 250 TSI: preço parte de R$ 99 mil
⇒ Harley-Davidson revela detalhes da LiveWire
Equipado com o motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e transmissão automática de seis velocidades com teclas “paddle shift” no volante.
“Os consumidores que quiserem um EcoSport completo agora têm a possibilidade de optar por uma versão mais urbana ou mais aventureira, de acordo com a sua preferência e perfil de uso”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford. O preço do novo EcoSport 1.5 Titanium 2020 tem preço sugerido de R$103.890.
Essa versão já traz de série itens como: teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.
Além de Piloto automático, Pneu Run Flat, Ar condicionado automático e digital, Direção elétrica, câmera de ré, sony Premium Sound – 9 alto falantes, painel de instrumentos com tela de 4,2″ colorida, Espelho interno eletrocrômico, os controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema anticapotamento e assistente de partida em rampas.
O time de engenharia da Ford também desenvolveu uma nova calibração da direção elétrica e revisou os sistemas de suspensão e freios para garantir o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível do EcoSport Titanium, que ficou 13 kg mais leve. Esse trabalho de refinamento envolveu também o conforto acústico da cabine, que continua a ser um dos melhores da categoria.
Os pneus Run Flat são usados por veículos especiais e do segmento premium no mercado mundial. Eles estão presentes principalmente na Europa, além da China, América do Norte, Índia e África. Sua tecnologia avançada foi desenvolvida com foco na segurança.
Durante o desenvolvimento do novo modelo, a Ford fez uma pesquisa com clientes para medir a sua aceitação e a maioria afirmou que se sentiria mais segura com essa tecnologia no veículo.
“Durante o Salão do Automóvel em São Paulo, quando explicamos essa tecnologia para as pessoas, 72% disseram que comprariam o veículo devido à segurança que ele traz”, diz Adriana Carradori.