Com apenas 7,6% de depreciação em um ano de uso, o Chevrolet Onix Plus foi o automóvel melhor avaliado na 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com 15 categorias e o campeão geral.
Em edições anteriores, Selo Maior Valor de Revenda – Autos chegou a ter 19 categorias. “Este ano, decidimos extinguir Hatch Médio, Hatch Premium, Perua e Sedã Grande porque esses segmentos apresentaram apenas um modelo em comercialização ou significaram vendas abaixo de mil unidades no período de 12 meses. Além disso, veículos elétricos e híbridos foram separados porque, mesmo sem altos volumes, conquistaram representatividade no mercado brasileiro”, explica Joel Leite, idealizador da certificação.
A pesquisa considerou os 102 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas BMW, Caoa Chery, Citroën, Ford, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.
Segundo os organizadores, “seis modelos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à sexta edição do estudo, com índices de depreciação maiores. São os casos do Volkswagen uP!, Volkswagen Saveiro, Volkswagen Tiguan, Fiat Toro, Jeep Compass e Toyota SW4. Apenas dois modelos – Toyota Corolla e Toyota Hilux – conseguiram melhorar ainda mais os seus índices de depreciação. Essas variações refletem o comportamento do mercado – oferta e demanda – e o trabalho da indústria e sua rede de distribuição no quesito pós-vendas”.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.
Depois de sete edições, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos destaca também os modelos heptacampeões: Toyota Hilux e Toyota Corolla.
O estudo de depreciação de veículos automotores feito pela Agência Autoinforme é o indicador dos ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2020. A comparação foi feita entre o preço praticado do carro zero km em agosto de 2019 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois.
Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2019 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.
Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses e também não atingiram 1.000 unidades comercializadas no período, exceto a categoria Elétricos, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo
Veja por categoria os carros que menos desvalorizaram
*Modelo: porcentagem de desvalorização
Campeão geral:
- Chevrolet Onix Plus: 7,6%
Entrada:
- Volkswagen up!: 9,8%
- Ford Ka: 11,4%
- Toyota Etios: 12,6%
Elétrico:
- Renault ZOE: 9,9%
- Jaguar I-Pace: 10,2%
- BMW i3: 11,9%
Hatch Compacto:
- Hyundai HB20: 9,2%
- Volkswagen Polo: 9,9%
- Toyota Yaris: 10,3%
Híbrido:
- Volvo XC60 T8: 9,8%
- Toyota Corolla Hybrid: 10,6%
- Volvo XC90 T8: 11%
Minivan/Monovolume:
- Honda Fit: 9,4%
- Chevrolet Spin: 13,9%
- Fiat Dobló: 14,2%
Picape Pequena:
- Volkswagen Saveiro: 15,1%
- Chevrolet Montana: 16,4%
- Fiat Strada: 17,5%
Picape Compacta:
- Fiat Toro: 13,7%
- Renault Oroch: 14,3%
Picape Média:
- Toyota Hilux: 9%
- Ford Ranger: 10,2%
- Mitsubishi L200: 10,9%
Sedã de Entrada:
- Hyundai HB20S: 12,9%
- Fiat Grand Siena: 13,9%
- Ford Ka Sedan: 14,2%
Sedã Compacto:
- Chevrolet Onix Plus: 7,6%
- Volkswagen Virtus: 9,9%
- Honda City: 10,6%
Sedã Médio:
- Toyota Corolla: 8,9%
- Honda Civic: 9,5%
- BMW Série 3: 9,7%
SUV de Entrada:
- Honda HR-V: 9,2%
- Volkswagen T-Cross: 10,2%
- Hyundai Creta: 11,7%
SUV Compacto:
- Jeep Compass: 11,7%
- Volvo XC40: 12,2%
- Kia Sportage: 12,5%
SUV Médio:
- Volkswagen Tiguan: 10,9%
- Volvo XC60: 11,4%
- Mitsubishi Outlander: 12,1%
SUV Grande:
- Toyota SW4: 10,1%
- Volvo XC90: 11,9%
- Mitsubishi Pajero: 12,1%