Segundo Anfavea, Covid-19 derruba números da indústria automotiva em quase 90%


As vendas despencaram quase 90% das primeiras semanas para as duas últimas.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Anfavea divulgou hoje os resultados da indústria em março, já com forte
contaminação da crise da Covid-19 nas últimas duas semanas do mês. Depois de duas semanas de forte atividade no mercado interno, que pontavam para um robusto crescimento, a paralisação gradativa do comércio e das fábricas na segunda quinzena resultou em queda de quase 90% nas atividades do setor.

Tivemos dois momentos bem distintos em março. Até o começo da segunda quinzena, as vendas estavam em alta, com crescimento de 9% no acumulado do ano, em relação ao ano passado. Mas o avanço da pandemia em nosso país foi provocando a interrupção das atividades nas fábricas e nas concessionárias, fazendo com que fechássemos o mês com queda de 8% no acumulado do ano”, explicou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Segundo o dirigente, mais preocupante é verificar que as vendas despencaram quase 90% das primeiras semanas para as duas últimas, o que projeta um resultado altamente preocupante para abril.

Observando março de 2020 com um todo, a queda em relação ao mesmo mês de 2019 foi de 21% para produção, licenciamentos e exportação, coincidentemente. Na comparação com fevereiro, a retração foi de 18% nos emplacamentos e nas exportações, e de 7% na produção.

Siga-nos no canal do Telegram

Canal Telegram