Lançado há 3 anos, o Toyota Yaris XLS 2021 entre a linha do Etios, compacto de entrada da marca, e do médio Corolla (nesse caso mais especificamente o Yaris Sedan). No entanto, nunca empolgou a ponto de fazer perigo nos rivais da ponta, mas não o torna um carro ruim.
Com os tradicionais atributos reconhecidos da Toyota, o Yaris é bastante pretendido por clientes mais conservadores que não fazem tanta questão de motor turbo ou tecnologias a mais. Vamos ver agora todos os detalhes da versão XLS, mais completa do modelo. Confira:
O compacto da marca japonesa tem tanto na carroceria hatch quanto na sedan, o motor 1.5 Dual VVT-i DOHC aspirado. Nele, o modelo possui 110 cavalos no etanol e 105 na gasolina a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque no etanol, e 14,3 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas, o conhecido Multidrive CVT.
São 4.145 mm de comprimento total no hatch e 4.425 mm no sedan, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 310 litros no hatch e 473 litros no sedan, e o tanque de combustível possui capacidade para 45 litros.
A versão dispõe de ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos com rebatimento automático e seta integrada, chave presencial com partida por botão, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas colorida, maçanetas externas cromadas, faróis com projetor e luzes de posição em LED, lanternas traseiras parcialmente em LED, volante em couro multifuncional com ajuste de altura, teto solar, controle de cruzeiro (piloto automático), paddle shift, bancos parcialmente em couro, apoio de braço para o motorista, sensor crepuscular, maçanetas e retrovisores na cor do carro, rodas de liga-leve diamantadas de 15 polegadas, central multimídia Toyota Play+ touchscreen de 7 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay, câmera de ré, duplo airbag frontal, airbags laterais, de cortina e joelho para o motorista, freios ABS, ISOFIX, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
O preço sugerido da variante hatch em 2021 era de R$ 110.490. Já o sedan, o preço público era de R$ 114.690.
Para o hatch, no etanol as médias conforme medição do INMETRO são de 8,7 km/l e 9,9 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 12,6 e 13,8 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
Já no sedan, no etanol as médias são de 8,9 km/l e 10,6 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 13 e 14,4 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 364,77 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 759,00 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 585,00 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.071,00 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 585,00 |
Motor: 1.5
Cilindrada: 1496 cm³
Potência Max.: 110 cavalos @ 5.600 rpm (E/G)
Torque Max.: 14,9 kgfm @ 4.000 rpm (E/G)
Transmissão: Automática CVT com sete marchas simuladas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/60 R15
Dimensões: Comprimento 4.145/4.425 mm; Largura 1.730 mm; Altura 1.490 mm; Entre-eixos 2.550 mm
Capacidade do tanque: 47 L.
Porta-malas: 310/473 L.
Peso ordem de marcha: 1110/1150 kg